quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Entrevista com Raphael Viana

Twitter

1)Você desenha desde que idade? e o que desenhava?

Raphael: Então desenho desde os 10 anos com a febre dos desenhos japoneses na tv, desenhava mangá que era o que me facinava na época.

Aline:
2)Você além de desenhista é colorista de historia em quadrinho, quando você começo a colorir desenho pensando no mercado de trabalho?


Raphael: Sempre desenhei, muito esporadicamente, sabe sem nenhuma pretenção, só sabia que queria ser desenhista, já a cor é uma coisa muito nova na minha vida tem mais ou menos um ano que eu começei a colorir; ai vi que ficou bom e que atendia ao mercado americano então investi nisso junto ao desenho como um complemento de ambas.

Aline:
3)Colorir é tanto ou mais dificil que desenhar? o que você gosta mais, desenhar ou pintar os desenhos?


Raphael: As duas áreas tem seus picos de dificuldades, tudo tem uma lógica tanto no desenho quanto na cor, exemplo: superman levanta uma pedra, logo tensiona-se o músculo pra dar aquela sensação de força aplicada. Já nas cores é a logica do claro escuro do reflexo etc... então há muito em que se pensar nas duas e aplicar essa lógica ás vezes não é facil, requer treino. Eu gosto mais de desenhar, mas coloriar completa tudo que eu faço e me relaxa mais que o desenho porque sinto uma facilidade em pintar, no desenho eu pesquiso mas crio referências esboços de guia etc...

Aline:
4)E quando você viu que essas era suas vocações, ja pensava desde cedo ser desenhistas?


Raphael: Desde muito cedo acreditava nisso, só não sabia como e quando, mais houve intervalos porque já quis ser outras coisas, aí eu acabava voltando ao desenho porque é o que eu amo independente do que eu faça eu sempre me foco ao desenho, me foquei mais nesses ultimos 18 messes.

Aline:
5)Como foi a participação da familia, eles te apoiavam?


Raphael: Bom minha família inteira acredita que isso é hobby, não acredita que isso é uma profissão mas... tenho duas pessoas que fazem a diferença nisso tudo que é a minha mãe e uma amiga minha Daiane e outras pessoas da época de colégio que sempre elogiaram, mais essas duas pessoas foram as cruciais pra que eu pudesse acreditar que tudo isso era possível, minha mãe as vezes fala pra ter uma profissão em paralelo, mas nunca desaprovou minha iniciativa até hoje com meu desenho.

Aline:

6)E o inicio de carreira? e entrada no mercado de trabalho?

Raphael: Foi inesperado, porque foi autônomo todo o inicio sabe fazia ilustrações pra shows independentes, pra organizações, hq ilustrativa para empresas, hoje eu foco mais o mercado americano já obtive respostas positivas mas optei em esperar e aperfeiçoar o meu traço, o meu estilo pra fazer um diferencial sabe, junto a isso faço ilustrações pra uma marca de roupas independente.

Aline:
7)Quais os artistas que mais te influenciaram?


Raphael: Huum... complicado e muita gente Frank Frazzeta, Adi Granov, Leinil Yu, Ivan Reis, Simone Bianchi, Greg Capullo, Travis Charest, Mike Mayhew, Katsuhiro Otomo e mais um monte que não fazem parte do mundo dos quadrinhos mais me influenciaram.

Aline:
8)Você utiliza ferramentas ou programas do computador em suas obras?


Raphael: Nossa eu utilizo muitos materias, coisas nada convencionais como copo, folhas, palitos... aí passo por todos os materiais artísticos pena, nankin, lapis até os digitais o que eu mais utilizo é o photoshop com uma tablet (mesa digital) pra fazer pinturas e efeitos.

Aline

9) Quais os materias mais utilizado nos desenhos e pinturas?

Raphael: Nos desenhos eu uso muita coisa depende muito do que o desenho me remete mais de base uso lapiseiras com graduações 0.3, 0.5, 0.7 e 1.0 , lápis de várias graduações, penas, nankins, graches, pinceis etc.. na pintura eu intercalo coisas fisicas como tintas e técnicas a mão com o photoshop e a tablet quando necessario, resumindo utilizo tudo que se é possivel e que está ao meu alcance inovar é a chave!.

Aline:
10) O que você diria para quem quer começar a colorir quadrinhos? e se essa pessoa não souber desenhar, mas quer colorir desenho, o que você diria para eles?


Raphael: Desenhe!, o desenho vai ser base pra tudo, se você se fixar somente na pintura, você não irá ter aquela percepção volumetrica de tudo que compõe a cena, esforce-se pra desenhar porque isso lhe fará dar um salto enorme na pintura e ainda de brinde você desenhará rs. então meu conselho estude anatomia e o comportamento das cores são fundamentais não se prenda somente a uma vertente quadrinhos, abra a mente observe o cidade os animais a sombra a luz a intensidade, observe quadros, monumentos tudo a sua volta, a vida é uma escola de artes, um show de referências a ceu aberto, aproveite isso desenhe, sabe tudo que você achar belo tente reproduzir e faça uma análise.



Agradeço por esse convite, fico lisongeado!, parabéns pela iniciativa de criar esse site e ser democratica com os artistas!, Bom quero deixar aqui uma mensagem de reflexão pra todos que pertencem a essa profissão ou que querem fazer parte, respeite o próximo, críticas existem pra ajudar a melhorar e não desmoralizar um trabalho ou o profissional, sempre falo que essa é uma profissão que me da muito orgulho embora ainda não esteja no caminho que quero, estou próximo de chegar, mais o que eu mais vejo independente do nível artistico, são pessoas com o ego inflado no intuito de mostrar o quanto é melhor que o proximo e não de ajudar o mesmo a crescer como pessoa e profissional. Nessa vida tudo funciona como maré tem altos e baixos. ACREDITE que você possa chegar em um lugar mesmo quando tudo parece tão escuro ou impossivel tendo amor pelo que faz você conquista montanhas. Sucesso pra todos e pra você Aline, mais uma vez muito obrigado pelo espaço.


Aline:
Eu que fico lisongeada por entravista-lo, obrigada! Sucesso pra todos também e obrigado pela entrevista!

Contactos de Raphael Viana:

SITE OFICIAL
http://rnviana.weebly.com/
http://vianaa.deviantart.com/
E-MAIL
raphael_nasviana@hotmail.com





Aline L. Andrade

27/07/2010





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Direitos autorais são protegidos pela lei 9610/98. Copiando estes arquivos sem prévia autorização e devidos créditos é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal. (Ao copiar seja conciente avise o autor e valorize-o colocando devidos créditos e o link para esta postagem).