terça-feira, 23 de agosto de 2011

Entrevista com Paulo Roberto artpolo

Twitter

Aline
1)Você pensava em ser desenhista desde o começo? Qual era sua idade?

Paulo: Meu contacto com desenho acho que foi aos quatro anos. Ganhei uma revista de quadrinhos e fiquei maravilhado com a capa. Apesar de ter sido um desenho simples, mas para época era uma grande produção. Tratava-se de um palhaço fugindo de uma onça que fugia de uma jaula. Não tenho a mínima idéia do conteúdo da revista, mas a capa eu lembro até hoje. Depois disso fiquei fã de quadrinhos, como sou até hoje e desenhava personagens em papel de pão e quando chovia a rua ficava molhada eu desenhava a rua toda com um grampo de cabelo aberto. rs.

Aline :
2)E quando você decidiu fazer o desenho a sua profissão?

Paulo: Bem... Eu tentava de todas as maneiras um lugar ao sol. participei de cooperativas que promoviam exposições em varias cidades, participei de vários salões de humor, inclusive internacionais|(nestes salões a gente só manda os trabalhos.) bati na porta de vários jornais e editoras com os trabalhos debaixo do braço... Enfim acho que tentei de tudo em relação a desenho e ilustração. Minha entrada no mercado (que foi um pouco curta.rs) foi quando um tablóide que circulava dentro do Jornal do Brasil, precisavam de um ilustrador e caricaturista, então fizeram um concurso. Aí eu ganhei. Só que o trabalho era freelancer, mas fiquei um bom tempo ilustrando, algumas dessas ilustrações estão no meu álbum no orkut.

Aline :
3) Como foi a participação da família, eles te apoiavam?

Paulo:Na verdade, acho que só minha mãe me apóia até hoje. Fui criado sem pai, e minhas irmãs acham que gasto muito dinheiro com material a troco de nada. Aliás, todos em minha volta, acham muito bonito o que faço, mas na opinião de todos é perda de tempo, só vale como hobby.

Aline :
4)Você fez cursos de desenhos?

Paulo:Apesar de desenhar desde criança, fiz um curso de desenho de propagandas no Oberg, pra aprender técnicas e aprimorar o traço.

Aline :
5) Desenhista ou ilustrador? Quais as diferenciam entre desenho e ilustração?

Paulo: essa pergunta cria muita polémica. Muita gente acha que ilustração e desenho é a mesma coisa, mas acho que a diferença é que toda ilustração pode ser um desenho, mas nem todo desenho é uma ilustração. Ilustração é o que ilustra, ardona, enfeita um texto, um cartaz.uma capa de disco ou livro... O desenho pode ser feito apenas como arte. Acho que é mais ou menos isso.rs.

Aline :
6) Você Começou a desenhar qual estilo de desenho primeiro?

Paulo: Eu sou um grande fã de quadrinhos, e os heróis de gibi, foram meus primeiros traços. O fantasma, Cavaleiro negro, depois os super heróis. Homem de ferro, huck, cap. America, etc.

Aline :
7) Como é a relação de desenhista, agentes e empresas? Um desenhista precisa ter um agente para intermédio para as empresas?

Paulo:Acho que como todo mercado de trabalho no Brasil, o bom profissional precisa de QI (quem indica), infelizmente é assim que funciona hoje. Existe grandes artistas de talento excepcional trabalhando em áreas que não tem nada a ver enquanto vejo ilustrações que, pelo amor de deus, como conseguem trabalho?

Aline :
8) Quais são as dificuldade dessa carreira?

Paulo:Antes se precisava de um ilustrador ou desenhista pra trabalho até de uma pequena nota. Hoje existem programas e clip arts que resolvem o problema em segundos. A informática, dificultou e muito o trabalho dos grandes artistas. Por favor, não me interpretem como antiproguessista ou antiquado, etc. Eu uso muito a informática, ela tem sido de grande utilidade pra mim, como tenho certeza que é pra geração actual.

Mas análise comigo:

Pra se fazer umas historia em quadrinhos antigamente, precisava-se de: O desenhista(criava os personagens), O arte finalista(que fazia a arte final pra impressão do exemplar), o letrista(que fazia os diálogos nos balões) e se o gibi fosse em cores, havia tampo para colorista.Viu quantos profissionais? Hoje um cara sozinho sentado frente uma tela de pc, faz isso tudo O pior que se você pegar um hq atual, vai ver que falta alma nos personagens, não tem expressão, são como robôs. Compare com os desenhos de stan lee, alex ross ou Will Eisner , eles não precisaram de todas essa tecnologia pra criar seus personagens e conseguiam que aparentavam ter vida. Quer dizer: a mão do artista vale muito.

Aline :
9)Você tem influencias para suas técnicas, algum artista em especial?

Paulo: Nomes como Ziraldo, Chico Caruzo, hique e outros mais tem o previlegio de um bom contrato, nessas área são ícones. na área de humor eu considero que os trabalhos de Lan, fazem um grande diferencial. No estilo fantasy, tenho que tirar o chapéu para os trabalhos do Boris Valejo e Luiz Royo.São esses caras que me influenciam até hoje.

Aline :
10)Quantas horas por dia você desenha e dias por semana?

Paulo: No Meu trabalho eu tenho que trabalhar directo fazendo gabaritos, mas paralelo a isso, de vez em quando um painel, um retrato a lápis... Só que em casa , quando eu sinto o cansaço, largo a prancheta, por quer se insistir acabo estragando o trabalho em andamento.

Aline :

11) E que você diria para os principiante que querem entrar ou que esta achando muitas dificuldades para continuar essa carreira?

Paulo: Por favor, não desanimem com as minhas opiniões dadas na entrevista. rs Se vocês tem potencial, talento e força de vontade, tem que insistir sim. não desista por causa da primeira, segunda, terceira pedra no caminho. A caminhada é árdua, mas o desafio e muito gratificante.

Gostaria de dar uma opinião sobre uma coisa que tenho notado nos desenhistas que estão começando agora. Todo mundo agora resolveu desenhar mangás. Acho (è apenas minha opinião) que o desenho manga é muito limitado, não tem estilo próprio. Todos são iguais, você não sabe de quem é o trabalho se não vir a assinatura do artista. Deveriam procurar desafios maiores, aprimorar um traço que futuramente pode marcar o seu estilo. Tipo: quando você desenhar e seu traço vai ser reconhecido. Pessoal, é apenas uma opinião. Não que você tenha que desistir do manga, só acho que é um desenho que não oferece muitos desafios. abraços a todos

Aline:

Temos desenhos dele em nossa galeria, visite e confira! Obrigada pela entrevista e muito sucesso em seu caminho!

Contactos de Paulo Roberto artpolo:

Tel: (21) 3606-2869
(21) 3715-0773
Email: artpolo.2009@gmail.com.

Aline L. Andrade

17/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Direitos autorais são protegidos pela lei 9610/98. Copiando estes arquivos sem prévia autorização e devidos créditos é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal. (Ao copiar seja conciente avise o autor e valorize-o colocando devidos créditos e o link para esta postagem).