sábado, 27 de agosto de 2011

Entrevista com Sebastião Seabra


Twitter

Aline ) É ele pessoal, Sebastião Seabra, para sabermos mais sobre esse artista, vamos lá: 1) Você desde criança já queria ser desenhista? como começou seu interesse pelos desenhos?

Seabra: : Aconteceu naturalmente Aline... Bem antes da idade escolar eu vivia rabiscando. Alguns dos desenhos que me lembro bem eram inúmeros desenhos da banda The Beatles, rs. Eram início dos anos 60 e só se falava neles e aparentemente era tudo o que eu sabia desenhar.

Aline : 2) E quando você viu que era essa a profissão que queria seguir, ser desenhista? tentou seguir outras profissão antes ou durante que desenhava?

Seabra: Não, como lhe disse tudo foi acontecendo naturalmente... Em seguida dos primeiros rabiscos eu tomei contato com as revistas em quadrinhos ai a paixão foi total. Aos onze anos comprei um livro chamado Desenho e Anatomia, de Victor Perard, editado pela Tecnoprint do Rio e naturalmente fui me profissionalizando... até que aos 15 anos de idade vendi uma tira para um jornal... dai em diante nunca mais parei.

Aline : 3) Você fez cursos de desenho ou é autodidata, aprendeu sozinho?

Seabra::Fui morar em São paulo com a sólida intenção de fazer a Escola Panamericana... na época só se falava nela, mas meu pai faleceu prematuramente e de repente lá estava eu desenhando quadrinhos "prematuramente", aos 15 anos, para o jornal Notícias Populares. Fiquei fazendo duas tiras lá e daquele dia em diante não parei mais... nem míseros 15 dias de férias, rsss...


Aline : 4) Que artistas de influenciaram e de influenciam ate hoje?

Seabra: De início todos da Marvel e DC... Digo, muitos deles... A lista é imensa. O primeiro gibi de aventura que tomei contato foi Sargento Rock, da EBAL, que comprei com a minha mesada. Fiquei encantado com a arte de Koe Kubert... Em seguida comprei o Zorro, o bang-bang, também da EBAL, com desenhos de John Flanders, outro bamba e em seguida vieram todos os da Marvel: Jack Kirby, Gene Colan, Steve Ditko, John Romita, etc... Todos geniais e excelentes professores, rs.

Em 1970 houve um rompimento total e surgiu um artista que mais me influenciou e provavelmente me ensinou muito: Neal Adams. Paralelo aos gibis comprei e aprendi demais com o livro Desenho e Anatomia de Victor Perard, o primeiro livro de anatomia que havia lido até então. Mais tarde, em meados de 80, outro artista surgiu e me influenciou demais, Joe Madureira. De lá pra cá sigo sempre aprendendo com todos eles e com os grandes nomes das ilustrações e dos autores extraordinários de livros de desenho e anatomia. .

Aline :5) Como sua familia via sua arte? eles te apoiaram quando decidiu ser só desenhista, como foi?

Seabra: Não, nunca me apoiaram. Eu apenas fiz o que eu quis.

Mas não podemos culpar a família por isso. "Gostar" de quadrinhos, sentir prazer em admirar a arte dos bons desenhistas é uma coisa unica e particular... É para iniciados, portanto não espere dividir isso com leigos ou querer que eles entendam isso ou mesmo que te apoiem.



Aline :6)Como era sua vida de desenhista no começou de carreira ?

Seabra: Era tranqüila. Eu ganhava um dinheiro razoável para a minha idade (era um adolescente) e curtia e comprava todas as revistas em quadrinhos que eram publicadas, rsss... Coisa impossível de se fazer hoje em dia. O único porém é que eu era autodidata. Não há nada de legal nisso... Eu não conhecia um único artista para trocar imformações e tampouco fiz alguma escola de arte... Demorou demais para aprender sozinho.

Aline : 7)E como foi sua entrada no mercado de desenho?

Seabra:Foi, como contei, foi natural. Naquele ano exatamente, 1974, não havia mercado de quadrinhos nacionais. Era um desses hiatos que sempre acontece quando morre uma editora ou mais e demora para surgir outra... Mas eu e um amigo meu, o Franco de Rosa, sabíamos que a Folha de S Paulo publicava quadrinhos nacionais no seu suplemento colorido de domingo. Fizemos uma sátira do primeiro filme de Os Trapalhões e levamos lá. Para nosso surpresa eles compraram, mas não era isso que queríamos. Queiramos desenhar HQ de aventura e continuamente... E isso a Folha não publicava. Estávamos em plena ditadura militar e a Folha só publicava cartuns e sátiras, numa clara posição de contestação. HQ de aventuras para eles seria coisa de alienados.

Em seguida fizemos uma tira de aventura, o Capitão Caatinga e voltamos para da edifício Folha da Manhã, empresa que engloba vários jornais, inclusive a Folha de S Paulo e entramos nele decididos a vender as tiras ao primeiro jornal que topasse publicar... Logo no segundo andar do edifício ficava o famoso jornal o Notícias Populares. Entramos lá e novamente para nossa surpresa o então editor, o lendário Ebrahim Ramadan, nos recebeu, viu nossas tiras e comprou, rsss...

Mais tarde estávamos fazendo duas tiras, uma de aventura e uma de humor.. Um anos depois estávamos fazendo três tiras diárias... Ficamos lá cinco anos.

Aline :8) Você faz varios "estilos de desenho" varias técnicas, qual deles te chamavam mais atenção desde o principio da carreira? E como foi aparecendo os outros estilos?

Seabra: Na verdade acho que o desenho é mágico e vai mudando conforme o tempo passa e sofremos influências de diversos autores, além de diversificar o uso de materiais... Mas acho que sua pergunta foi mais exatamente sobre estilos, pois bem, nesse caso acho que é uma contingência da nossa falta de trabalho, da falta de mercado, que nos obriga a fazer de tudo, hoje HQ de terror, amanhã eróticas... Em seguida uma história infantil... Ou "parem tudo que a moda agora é mangá", e lá vai você desenhar mangá... Enfim, nos sujeitamos a tudo.

Mas o estilo que mais me chamou a atenção no início de carreira foi o estilo clássico.


Aline : 9) Você sentiu a passagem do papel para a era digital? se acha que hoje em dia isso é bom ou ruim para os íniciante, começar com uma tablet por exemplo? utilizando a tecnologia.

Seabra: Eu acho um completo lixo. É simples você constatar isso. Pegue uma mesma página impressa e compare com a versão digital no monitor do seu PC... Viu? Ela perde por baixo uns 80% de qualidade. Tem "futuro" uma bobagem dessas? Sim tem. mas não creio que irá acabar com a revista impressa. Não tão já. Veio pra ficar, é claro, exatamente como a TV depois do rádio e ambos convivendo até hoje com o cinema. Ninguém matou ninguém, nem a TV paga matou a TV aberta tampouco a TV aberta dançou por causa do DVD... Há gosto e espaço pra todos.

Acho terrível um iniciante começar com tablet... É como fazer uma casa sem alicerce.

Como é uma ferramenta fácil de assimilar está todo mundo usando e se sentindo o máximo, só que todos fazem uma grande bobagem sem futuro algum.

Aconteceu o mesmo há 15 anos atrás com o advento do PC e os programas de imagem... De repente todo mundo era "colorista" devido a facilidade desses programas, mas nenhum deles tinha base alguma e só faziam bobagem... Como vem fazendo até hoje, tanto é que editora alguma compra o trabalho deles porque mesmo o melhor deles comete erros absurdos que no monitor fica razoável (já que a reprodução é tosca) enquanto que numa impressão a 300 DPI fica tudo muito visível. Sem estudo nada vira.

Aline :

10) Qual o conselho que Você deixa pra galera dos desenhos, pra iniciante e pessoal que ainda estão escutando não pelo caminho?

Seabra: Estudem.

Parem de se enganar e estudem muito e com boa orientação. Desenhar não é "dom" ou qualquer bobagem assim, é muita técnica e tudo mais... É uma profissão ingrata e muito difícil e quanto mais você souber mais fácil será resolver os problemas gráficos que os trabalhos irão lhe impingir... Desenhar, principalmente HQ, é resolver problemas o tempo todo.

Uma as coisas mais patéticas que existe é todo desenhista novato (ou mesmo alguns velhinhos...) achar que pode passar num teste para o mercado americano e caso não passem o problema não é o trabalho deles, mas sim algum tipo de perseguição.... Poxa, como cansa ouvir isso. Vão estudar.

Bom... Sigo fazendo meu trabalho em tempo integral... Acho que não tenho mais planos, ou esses são os planos, produzir o máximo que eu conseguir... No momento finalizei minha apostila número DOZE, da minha coleção Curso de Desenho Seabra... Estou editando mais duas para os próximos números: Como de Desenhar HQ e Caderno de Esboços... Estou no meio de um trabalho gigante, adaptando para quadrinhos A Moreninha para a Escala Educacional; ilustrando livros didáticos, editando uma revista do Vingador Mascarado 20 Anos que pretendo publicar por conta em julho... Desenhando para um monte de editor independente... etc... Além é claro de estar lecionando meu Curso de Desenho e Anatomia Online já há um ano e tudo estar indo muito bem.



Contatos:

seabradesenhista@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Direitos autorais são protegidos pela lei 9610/98. Copiando estes arquivos sem prévia autorização e devidos créditos é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal. (Ao copiar seja conciente avise o autor e valorize-o colocando devidos créditos e o link para esta postagem).