sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Entrevista com Zépa



Twitter


Aline:
1) Ele é um artista de varias arte, você se define como? ou melhor, quais são suas artes?

Zépa: Por mais que tenta-se dizer ao contrário, é por isso que fiquei conhecido, o fato de fazer farias coisas e ter um trabalho versátil com qualidade (que é importante) ja fiz muitas coisas relacionado ao desenho, atualmente o trabalho que mais executo é as caricaturas, encomendas e ao vivo, pintura em tela, pintura digitais e tatuagens.

Aline:
2) Teve apoio da família quando decidiu ser um artista?

Zépa: Sem duvida, me apoiaram muito na adolêcencia, esse momento foi fundamental pra que só mais tarde, com pouco mais de 22 anos, viesse a ser artista profissional.Alguns diziam " Você tem que procurar um emprego registrado..." (risos) Mas isso faz parte, sei que diziam isso visando meu o meu bem, não deixa de ser um incentivo também (mais risos) Viver de arte é difícil no Brasil e normalmente leva um tempo pra você se instabilizar.

3) E como foi o início? Quando que era isso mesmo que você queria fazer? Teve muitas duvidas?

Zépa: com 15 anos comecei a sentir o que seria viver da arte, do uniforme da escola era branca,então eu fazia pinturas personalizadas nas camisas, na época era isso que bancava meus "rolés" de adolêcencias, foi também quando comecei a fazer um curso de desenho pela prefeitura da cidade. Após alguns meses e uma uma promesa de trabalho grande que não seria cumprida, desanimei e larguei os desenhos, tinha uma pasta com mais de 100 desenhos, dei todos para meus amigos de classe (Me arrependo amargamente disso...) Terminei o ensino médio, me formei técnico em mecânica pelo Senai, onde inclusive fui instrutor por 3 anos. Apesar da carreira ser promissora, algo faltava, foi ai que percebi que tinha que largar tudo pra viver da arte, com o dinheiro que consegui ao sair da oficina onde trabalhava comprei um kit de tatuagem e resolvi me jogar de vez. escolhi a tatuagem pois era pra mim o meio mais rápido de se ter retorno, e também por admirar demais erra arte milenar. Dai pra frente as coias foram surgindo, uma a uma.

Aline: 4) Quais artistas te influenciaram?

Zépa: Copiei muitos trabalhos de artistas japoneses de mangá, Masamune Shirow, gostava muito do estilo dele, acho que foi minha, acho que foi minha primeira grande influncia. Capullo, Jim Lee e principalmente Campbell nas HQs também foram influencias fortes no inicio , ja que fazia mais quadrinho. futuramente vieram outros, Alex Ross, Frank Frazetta, Serpieri, luis Royo, Shuya Yamashita, Arthur de Pins, Horley, e mais tanots outros. Do Brasil admiro o trabalho de mozart Couto, foi o artista nacional que mais busquei estudar no inicio, o trabalho dele é fanntastico. Destaco tambem Celso Mathias, Hoisel, flavio colin, Ed Benes. Busco influencias a todo momento, pesquiso bastante, sempre com intuito de melhrar minhas técnicas.

Aline:5) E por qual de suas artes você se identificou primeiro?

Zépa: Comecei Fazendo quadrinhos, os comics americanos e os mangás, no inicio só fazia isso, mas não profissionalmente. Depois foram aparecendo outras coisas, hoje é o que menos faço, as vezes gosto de fazer uma pin up só por lazer, é pra não enferrujar, caso apareça alguma proposta pra esse tipo de trabalho.



Aline: 6) E como foi esse seu interesse por pintura?

Zépa: A arte fantástica sempre me fascinou, Boris Vallejo, Luis Royo, Frazetta, ficava impressionado com o trabalho desses artistas, nessa epoca nem sabia qunatos que custava um cubo de tinta, mas via a necessidade de descobrir essa técnica. Sempre fui curioso e sempre gostei de saber fazer varias coisas, esse lado da minha personalidade contribui muito pra muito pra isso e para as outras técnicas que aprendi com o passar do tempo.

Aline: Se acha que uma arte puxa a outra?

Zépa: Sempre, Muitas coisas que aprendi no photoshop eu aplico na pintura, coisas que aprendi com os retratos, eu aplico nas tatuagens e assim vai. o comhecimento migra facilmente entre as varias facetas que a arte pode apresentar.

Aline: 8) Tem uma arte que você gosta mais que a outra? Qual?

Zépa: Gosto de tudo o que eu faço, já tentei largar algumas e me dedicar a uma técnica específica mas não consigo, são como filhos, não consigo abandoná-los. Não escolhi ser assim, as oportunidades foram aparecendo e para não dispensar, me vi na necessidade de aprender, e como sempre fui perfeccionista, sempre busquei aprender ao máximo. É até interessante pois posso variar e não fica uma coisa rotineira, geralmente eu tenho trabalhos em andamentos de pintura a oleo, retratos, digitais, tudo ao mesmo tempo, já me acostumei com isso.

Aline : 9) Fez cursos, faculdades? A formação superior ou estudar em uma escola de desenho é fundamental ou é possível estudar por conta própria com uso da internet?

Zépa: : Apenas um curso bem básico pela prefeitura da cidade, era de graça, já viu neh...mas até que era bom, no começo aprendi com essas revistas que ensinavam a desenhar, e ultimamente com a internet não aprende quem não quer. Não tenho formação superior, mas pretendo futuramente. A formação é importante sim, mas acho que mais profissionalmente do que técnicamente. O artista terá uma outra visão da arte, do mercado de trabalho, desenvolverá conceitos. Eu não tenho formação superior se quer estudei em escola especializada de desenho, portanto acredito que dá sim. Mas não é tudo, o computador não vê voce trabalhando e diz" isso ta certo... isso tá errado...", Através da internet é possível se atingir um patamar profissional agradável sem dúvida, o suficiente pra você desenvolver seu trabalho, mas se for possível se especializar é sempre bom, eu ainda pretendo fazer um curso especializado de desenho, sempre tem o que se aprender.

Aline :

10)Para fechar com chave de ouro, da um conselho para nossos artistas que estão começando ou esta nessa caminhada, conselho que você considera de ouro,de prata e de bronze.

Zépa: Simples e objetivo, é maravilhoso viver da sua arte, mas não é nada fácil. Quem quer ser desenhista tem que se dedicar muito, estudar demais, anatomia, cores, perspectiva, materiais...O mercado é muito competitivo e se você não buscar ser o melhor terá poucas chances. A dica que posso dar para quem é jovem é que aproveitem bem essa fase, que se tem mais tempo e menos contas a pagar, para evoluir seu nível, treine, faça cursos, treine, pesquise na internet, treine, treine, treine... não esqueça que é com isso que você pretenderá sustentar sua família, logo trata-se de um investimento. Para quem já trabalha não aconselho largar do emprego e ja se arriscar na arte, costumo dizer que tem que se seguir uma sequência, primeiro você faz arte, ou seja trabalha em outro ramo e faz da arte seu caixa 2, assim que se sentir seguro você larga sua profissão para então "sobreviver" de arte, para ai sim,futuramente, conseguir viver de arte. Esse período pode variar muito, depende muito do seu talento mas principalmente da sua dedicação. Usem e abusem da internet, divulguem seus trabalhos, entre em contato com artistas, mande trabalhos para avaliação, peça dicas. Mas não fique preso ao que a internet proporciona, visite ateliers, vá em escolas de desenho, workshops, exposições, busque contatos, apareça!!!! Se tornar artista só depende da sua atitude e dedicação.

Agradeço o convite, Obrigado muito sucesso pra vc! Que Deus te abençoe querida

Conctatos:

Blog: www.zepadesenhista.blogspot.com

E-mail: zepa_arts@hotmail.com


14/01/2011





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Direitos autorais são protegidos pela lei 9610/98. Copiando estes arquivos sem prévia autorização e devidos créditos é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal. (Ao copiar seja conciente avise o autor e valorize-o colocando devidos créditos e o link para esta postagem).