terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ola Desenhistas! Entrevista com Jonas trindade!

O site Guia Para Desenhistas estará transferindo as entrevista do site para esse blog e quero convidar para reestreia nosso primeiro entrevistado Jonas Trindade. :-)


ENTREVISTAS com Jonas Trindade:

Twitter




Aline
1) Como foi seu primeiro contacto com o desenho e qual era sua idade?

Jonas : Bem meu primeiro contato com desenhos se deu na aula de artes na 3ª serie, eu tinha uns nove anos.

Aline :
2) Quando você começou a levar a sério os desenhos?

Jonas : Eu tinha por volta de 15 anos, mas na época nem internet direito tinha ,era o começo, então ate me informar melhor levei mais uns seis anos.

Aline :
3) Como sua família via essa profissão? Eles te apoiavam?

Jonas : Olha ao apoio no começo foi um pouco tímido, mas nunca fui forçado a desistir, embora minha família não pudesse me dar mais apoio como um curso eu sempre tive liberdade para seguir esse caminho, mas fiquei fora por mais de três anos período em que fui trabalhar em uma empresa de carros.

Aline :
4)Você fez cursos de desenhos?

Jonas : Fiz em 2004 ate 2005, foi na época em que a fabrica de quadrinhos tinha uma filial em BH, mas depois passou para casa dos quadrinhos, o que levo de bom dessa época foi meu primeiro contato com pessoas mais experientes na área de quadrinhos o convívio em si e ótimo você aprende muito.

Aline :
5) você se classificaria como um arte finalista? Como é o trabalho de um arte finalista?

Jonas : Bem como posso dizer no mercado eu me classifico como arte finalista, mas de forma abrangente acredito que classificações não sejam muito fortes, bem o arte finalista é responsável pelo acabamento do desenhista é uma extensão do mesmo, ou seja só passar a tinta por cima não acrescenta nada, é preciso copiar como desenhista , e ser bem fluido para poder se adaptar a tantos estilos que hoje tem no mercado, apesar de tudo o mercado vem afunilando pois agora temos arte final digital e cor sobre lápis, mas sem ser egoísta uma arte sem nankin é uma arte inacabada.

Aline :
6) Quais foram suas dificuldade no inicio de carreira?

Jonas : Bem para mim foi ter alguém para ajudar nas duvidas, sobre técnicas, o que usar informações do que é preciso para despontar no mercado e ainda encontro, no sentido de conseguir estabilidade no mercado falta um pouco de informação você acaba tendo que ser auto instrutivo, pára ir sempre foi assim acabei descobrindo por mi mesmo.

Aline :
7) E as dificuldade hoje me dia? Com o computador ficou mais fácil ou difícil?

Jonas : Bem as dificuldades em minha opinião vão desde encontrar bons materiais para pode trabalhar, ate o trabalho pro assim dizer, todos dizem que o mercado esta saturado, mas quem me diz isso tem sempre trabalho eu digo que falta boa vontade e profissionalismo, mas quem tem estabilidade nunca vai se juntar a quem precisa se firmar e para você ter força sem união nada conheci você pode ser queimado se for a público reclamar sempre vão te taxar de anti-profissional, apesar de termos o computador ainda falta o principal contato direto sem intermediários para as editoras, você acaba se submetido as regras auto-impostas por pessoas que deveriam ser seus aliados e fonte de informação.

Aline :
8) Como foi seu primeiro contacto com o mercado dos desenhos?

Jonas : Bem foi bem rápido meu primeiro trabalho profissional eu fiz este ano, mas foram só 6 paginas ,agora ao que parece começam a surgir novas portas estou curiosos e espero poder me firmar, já havia feito alguns Jobs antes mas nada expressivo

Aline :
9) Você tem algum desenhista que influenciou em suas técnicas?

Jonas : Eu não tenho assim uma referencia extrema sempre que olho pros que estão no topo fico curioso para saber como ele chegou a determinada técnica, e assim vou estudando mas nunca fui de copiar estilo alais não gosto sou um pouco chato com isso, mas eu acabo sendo fisgado pela obra feita não pelo autor rsrs.

Aline :

10 (e ultima) O que você diria para quem quer entrar nesse mercado de trabalho?

Jonas : Bem meu conselho como sendo alguém que ainda busca seu espaço é tenha fé em si mesmo, mesmo todos estando contra uma hora você acha uma porta certa, pessoas certas, porque ai fora a muitas lebres em pele de cordeiro, não se nivele por baixo, ouça conselhos de gente profissional e também leiga porque são os leigos que compram seu trabalho, trate bem a todos até mesmo seu maior desafeto, estudo desde desenho ate seus direitos como artista se você não se precaver sempre terá alguém pra te passar pra trás, seja profissional em tudo e nunca aceite rebaixar seu talento por nada

Aline :Muito obrigado pela entrevista Jonas, desejo muito sucesso em seu caminho, e continue seu trabalho lindo!


Contactos de Jonas Trindade:

Email: luqkhyjonas@yahoo.com.br

http://luqkhyjonas.deviantart.com/

http://luqkhyjonas.blogspot.com/

Aline L. Andrade

07/07/2010






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Direitos autorais são protegidos pela lei 9610/98. Copiando estes arquivos sem prévia autorização e devidos créditos é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal. (Ao copiar seja conciente avise o autor e valorize-o colocando devidos créditos e o link para esta postagem).